NINA CASTELLANO YOGA

 

SOBRE

Nascida e criada em São Paulo, sempre fui guiada pela curiosidade e o desejo de compreender o mundo em que vivemos. Essa curiosidade me levou a ingressar no curso de Ciências Sociais da USP ainda antes de completar meus 18 anos. O curso me forneceu uma bagagem intelectual e uma capacidade analítica de grande valor. A procura por novos instrumentos, que me possibilitassem a aplicação do que eu havia estudado na graduação, me levou a ingressar em um mestrado em Políticas Públicas. Meu primeiro contato com a yoga foi em 2013, quase por acaso, em uma escola que ficava próxima à minha casa em São Paulo. Desde então nunca deixei de praticar yoga ou outras práticas somáticas. Com o passar do tempo comecei a notar a importância que essas práticas tinham em minha vida, equilibrando a sobrevalorização que eu (e meu entorno) sempre havia dado às faculdades mentais e intelectuais. Como grande parte dos estudantes, pesquisadores acadêmicos e trabalhadores do mundo corporativo, vivi momentos de estresse e fadiga mental contraproducentes e nocivos à saúde. Com a yoga aprendi que nossas faculdades mentais são apenas uma parcela da nossa inteligência, e que nosso corpo físico e sutil têm um potencial muito pouco explorado, ao menos no mundo Ocidental. Em 2018 realizei minha primeira formação em yoga em São Paulo e nesse mesmo ano comecei a dar aulas particulares. Em 2019 viajei à Ásia para dar aulas e realizar minha segunda formação, dessa vez em yoga e meditação. Criei este espaço virtual com o intuito de compartilhar alguns textos e reflexões sobre yoga e suas interconexões com a ciência, educação e culturas ocidentais, além de divulgar minhas aulas e outros serviços. Seja bem-vindo!

 
 

AULAS PARTICULARES OU PARA GRUPOS

Diferentes abordagens, modalidades e ritmos de yoga e meditação. Aulas equilibradas que buscam facilitar ao praticante o acesso a sua intuição, força e sabedoria inerentes, aumentando ou diminuindo o ritmo interno de acordo com as necessidades e intenções de quem pratica.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Pesquisa e elaboração de textos e materiais audiovisuais sobre yoga, filosofia, cultura e bem-estar.

 
Buscar
  • ninaocastellano

Asanas: passado e presente

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Asana, na yoga, é o nome dado às posturas no sentido físico do termo. São posicionamentos do corpo físico que têm como objetivo alongar, fortalecer, desobstruir e dessa forma permitir uma maior circulação de energia/prana dentro do corpo. Originalmente os asanas tinham como objetivo preparar o corpo do yogui para a meditação, afinal, para permanecerem horas sentados sem que o desconforto físico atrapalhasse o estado meditativo, era necessário muito preparo.


Na yoga contemporânea o asana ganhou maior visibilidade, se tornando aquilo com que a maior parte das pessoas no ocidente identificam a yoga. O que era para ser apenas um meio para algo maior, se tornou a finalidade. Entre outras coisas, é o estilo de vida ocidental e nossas práticas corporais (ou falta delas) que trazem a ênfase para posturas que possam reestabelecer a saúde de nossas colunas, quadris, ombros e etc. O apelo estético também é algo que pode ajudar a explicar a importância dada aos asanas atualmente. Não apenas a preocupação em ter um corpo que atenda aos padrões de beleza estabelecidos, mas também o uso constante de redes sociais onde são difundidas continuamente fotos e vídeos contribuem para que aquilo que pode ser visto e apreciado com os olhos seja o mais valorizado. De acordo com os Yoga Sutras de Patanjali, texto de referência da yoga, o samadhi, ou iluminação, seria o objetivo último da yoga, mas como revelar o samadhi em uma foto? Como transmitir os benefícios da meditação em imagens?


Não quero diminuir a importância da prática física da yoga, que é real, busco apenas elucidar a origem desse tipo de prática e seu propósito inicial.

Além de melhorar o condicionamento físico, tornando o corpo mais saudável e "inteligente", por meio dos asanas é também possível acessar aspectos sensíveis do corpo e da mente e diminuir certos tipos de atividades mentais, o que pode ser visto como uma meditação dinâmica. Como praticante e instrutora, vejo os asanas como sugestões de posturas e movimentos (a que se chegaram após muito estudo e pesquisa) que facilitam o acesso a um universo íntimo de sensações e que podem trazer bem-estar físico e mental, abrindo o caminho para a introspecção e a transformação interna a níveis cada vez mais profundos.




16 visualizações

"A Nina é uma pessoa muito doce que traz uma energia calma e aterrada para a prática de yoga. Ela usa sugestões verbais sutis e efetivas que geram uma experiência introspectiva e gratificante a seus alunos.Eu definitivamente recomendaria a Nina como guia para sua prática!"

Heather Suzzane (Professora de yoga - California)

"Obrigada, Nina, por me apresentar e mostrar o gosto da yoga na Tailândia. De volta pra casa continuei praticando e lembrando do seu adorável sotaque brasileiro em inglês. Eu até mesmo faço o Aum! Obrigada por compartilhar sua experiência."

Emma (Aluna - França)

"Começamos a fazer yoga com a Nina há um ano atrás. Nunca tínhamos praticado e a Nina nos ajudou muito, respeitando nossos limites e ao mesmo tempo nos desenvolvendo a cada aula. A prática nos traz uma ótima sensação e promove o auto-conhecimento."

Milene e Ricardo (Alunos - São Paulo)

 

ENTRE EM CONTATO

São Paulo, SP, Brasil

Tel: (11) 981281554

De volta a uma cidade como São Paulo enc
 

©2019 by nina castellano yoga. Proudly created with Wix.com